16 de maio de 2011

Estrada Real - 1º Dia Diamantina/Serro

Tomei meu café, arrumei minhas tralhas como se diz em Minas Gerais, alforge ok e me pus ladeira acima para a Casa da Cultura.

Na pousada conheci Ali um libanês com seus 50 e poucos anos, que mora em Diamantina a quase 2 anos e comercializa pedras semi-preciosas, sei lá qual, aquelas pedras de todos os tipos das Minas Gerais.
Provavelmente deve ser preposto de grandes comerciantes de São Paulo.

Batemos um bom papo de manhã, e ele me mostrou uma mapa muito bacana da Estrada Real e me disse que eu poderia conseguir na tal Casa da Cultura.

Fiquei das 8 às 9 horas a esperar pela bom vontade dos funcionários da Casa da Cultura, já perdera 1hora, mas valia tudo para conseguir tal mapa.
No final das contas fui direcionado para outro apoio ao turista do outro lado da cidade para conseguir o tal mapa, não tão grande como de Ali, mas acabei conseguindo.

Derrepente encontrei Ali que me deu as coordenadas da saída da cidade e me desejou boa sorte e me recomendou caso precisasse de algo na estrada para ligar para a pousada que ele estaria a disposição.
Tomei um belo de um tapa na cara, de novo julguei as pessoas pela primeira impressão, pois no dia anteiror quando cheguei na pousada nosso encontro Souza/Ali não foi muito social.

O cara sabe tudo de Geopolítica do oriente médio!!!


1º Marco da Estrada Real



Caminho de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Diamantina

Horas e horas de pedal eu e a natureza, entre morros e pradarias, oportunidade para um bom bate papo com Deus!
Pintura de tela, isso é a roça!


Povoado de Vau
Vista para o Pico do Itambé

Ponte sobre Rio Jequitinhonha

Bar do Ademil, em São Gonçalo do Rio das Pedras chegadas às 14:00h
Fogão a lenha, panela de barro, etc, etc...


A hospitalidade mineira é impar, Diogo filho de Ademil após eu ter almoçado, disse-me: " Uai! sô, descansa um bucadinho, tem uma caminha, sábe como???" 
Eta povo hospitaleiro! Obrigado Diogo.


Seguindo meu caminho para Milho Verde, encontrei estas crianças que me pediram para tirar fotos com elas. Quanta inocência, situações que deixam nossas crianças vulneráveis.


As cores terracota predominam toda as Estrada Real, maravilha!!
Cuidado redobrado nas descidas, muitos pedregulhos e terra fofa, uma prato cheio para quedas.
Chegada em Serro, 18:30 h

Serro, cidade típica mineira, chão de pedra, vielas, subidas e baixadas como diz o minerês.

Jantei na casa de D. Maria das Dores, Dona Dodo, 70 anos de Serro, ela tem um bar/restaurante, onde você entra dentro da cozinha da casa para se servir, impossível uma coisa destas em São Paulo, você abrir sua casa para estranhos como eu.

Distância percorrida: 69,42 km
Horas de pedal: 6:30:10
Vel. mínima: 10,6 km/h
Vel. máxima: 47,9 km/h


2 comentários: